O Gordo e o Magro

Apesar de filmado nos anos 30 para exibição no cinema estes curtas foram exaustivamente exibidos na TV nos anos 70 e 80 e mesmo ainda hoje você acaba encontrando alguma emissora reapresentando um episódio ! Assim o Memory Chips não podia deixar de prestar a devida homenagem a esta fantástica dupla que me faz rir desde os tempos de criança.

Tema de Abertura
Música de Fundo
Tema de abertura de O Gordo e o Magro

O Gordo e o Magro

Oliver Hardy – o Gordo (1892) e Stan Laurel – O Magro (1895) , mais conhecidos no Brasil como o Gordo e o Magro eram uma dupla de comediantes que começaram fazendo cinema mudo, passaram com sucesso para o cinema falado e então seus filmes de curta e longa metragem passaram a ser exibidos na TV (depois da TV ter sido inventada é claro...).

Com uma fórmula simples e ingênua de humor visual baseado em situações absurdas onde Oliver fazia o papel do rapaz certinho e pomposo com seu cabelo engomado, terno nem sempre alinhado e acreditando que era o mais inteligente da dupla enquanto Stan com sua impagável cara de abobado e cabelo sempre despenteado tentava ajudá-lo no dia a dia mas fazia as maiores besteiras e provocava situações inacreditáveis sempre envolvendo o pobre Oliver.

Na verdade tanto Oliver quanto Stan eram igualmente desastrados e os dois juntos só significava uma coisa, grande confusão e muitas risadas.

Filme Colorizado por computadorOs dois começaram a carreira separados aparecendo juntos por acaso em um curta de 1917 mas só ficaram realmente famosos após formarem a dupla em 1926 e participarem de dezenas de curta metragens produzidas pelo diretor, produtor e escritor Hal Roach que achou que os dois juntos funcionariam melhor que separados !

E assim ele continuaram até 1950 sendo que desta parceria surgiram 106 filmes a maioria de curta-metragem. No Brasil com uma dublagem muito bem feita pela A.I.C. São Paulo com José Soares fazendo a voz do Gordo e Waldir Guedes a do Magro, a dupla ficou famosa e atravessou gerações tendo sida assistida por nossos avós e pais, até chegar à nossa época.

Desenho O Gordo e o Magro Revista em Quadrinhos Agosto de 1973
Nos anos 70 e 80, com as reprises de seus filmes na TV uma nova leva de fãs fez com que o mercado lançasse revistas em quadrinhos, brinquedos e até uma série de desenhos animados com o Gordo e o Magro.

Mais tarde alguns de seus filmes chegaram a ser colorizados por computador e redublados mas particularmente eu ainda prefiro os originais em preto e branco !

Magro ChorandoAinda que no seriado Stan Laurel fizesse um papel de bobalhão nos filmes, na vida real ele era o cabeça da dupla planejando muitas das piadas e coordenando a filmagem para que a mesmas ficassem da melhor maneira possível.

Cenas clássicas que eu não consigo esquecer:

Quando algo acontecia com Oliver como quando Stan sem querer derrubava algo em sua cabeça, ele fazia uma expressão de desânimo e olhava para a câmera inconformado como se estivesse compartilhando com a audiência a estupidez de seu magro amigo. Enquanto isso Stan ficava inconsolável e por vezes começava a chorar dizendo: - “Desculpe Oli, foi sem querer” .
O Gordo e o Magro


Quando as coisas realmente ficavam pretas Oliver dizia sua famosa frase para Stan: “Esta é mais uma de suas enrascadas em que você me meteu ! “

Quando Stan ficava surpreso ou pensativo tentando achar a solução para um problema ele tirava seu chapéu coco e coçava o topo de sua cabeça deixando seus cabelos todos de pé e embaraçados !

 


Alguns episódios que me fazem rir até hoje:


Os limpadores de chaminé: Onde os dois chegam à uma mansão para limpar a chaminé e Oliver sobe no telhado para tentar desentupir a mesma. O Magro então usa um rifle como extensão para ajudar o espanador chegar até o telhado... a arma dispara e o Gordo despenca de modo estrondoso pela chaminé até chegar na lareira cheio de fuligem. Enquanto isso na mansão um cientista maluco procura por uma cobaia para suas experiências...

The Music Box: Aquele que eles trabalham como entregadores e tem de levar um piano numa casa que fica no topo de uma ladeira...

Music Box

Aquele do Quebra-cabeça: Onde era o dia do casamento de Oliver e antes dele pegar o táxi e ir pra igreja Stan o padrinho chega com seu presente, um quebra-cabeça.

Então em vez de irem para a igreja eles começam a montar o quebra-cabeça e todos que vem para buscá-los acabam tentando ajudar a montar o quebra-cabeça, o problema é que fica faltando uma peça e uma grande confusão é armada !

 

E agora algumas músicas que acompanhavam este delicioso seriado:


Lonesome Pine
Sons of Desert
Música de Fundo
(Mid)
(Mid)
(Mid)

 

Os ítens abaixo são exclusivos para colaboradores Memory Chips

We Go
Lonesome Pine (mp3)
Music Box
Trecho do Curta Music Box

 

Oliver Hardy
Stan Laurel
Oliver Norvell Hardy
Nascido em 18/01/1892 no Harlem - Georgia USA, carinhosamente lembrado como Ollie
Arthur Stanley Jefferson Nascido em 16/06/1890 em Ulverston – England, carinhosamente lembrado como Stan
Embora não estejam mais por aqui ambos são eternos !

 


Volta Próxima Página

Compre o seu !

Box DVD's O Gordo e o Magro

Compre o seu !

.

 

SERIADOS

Seriados dos anos 70 e 80 que nos faziam grudar na TV e acompanhar cada episódio !



Todas as imagens, sons, títulos, marcas, personagens, etc. aqui apresentados pertencem a seus respectivos criadores e detentores de direitos autorais. - Memory Chips (2003/2010)