SAIR



LEMBRANÇAS
Que saudades dos anos 70 e 80 ! Saudades das guloseimas, brinquedos, músicas, propagandas, roupas, enfim tudo aquilo que fez parte de nossa vida e nos tornou o que somos hoje !

Doação


 
Memory Chips
 
 

Estamos chegando ao fim do ano e lembranças natalinas e de ano-novo começam a voltar a minha memória !
Árvore de Natal Que tal passar a tarde junto ajudando seus pais a montar a árvore de natal, o que era uma tarefa arriscada pois na época as bolinhas eram todas feitas de um vidro bem fininho com pintura metalizada por fora e ao menor A Rena do Nariz Vermelhodeslize a bolinha se espatifava em mil pedacinhos...

E os pisca-piscas que quando uma luzinha queimava, todas as demais apagavam e você ficava tentando descobrir qual era a bendita luzinha queimada !

O Natal do Charlie Brown
Enquanto isso na Sessão da Tarde passavam filmes de Natal como O Milagre na rua 34, Scrooge, ou desenhos de Natal como Rudolph a Rena do Nariz Vermelho ou aquele do Snoopy em que o Charlie Brown quer saber o que é o Natal !

O Banco Nacional começava a passar aquela propaganda do coro de natal em que todos cantavam: "Quero ver você não chorar, não olhar pra trás, nem se arrepender do que faz..." e que o menininho chegava bem em cima da hora para cantar o verso final !

A Varig fazia todo mundo cantar:
Estrela das Américas, no céu azul, iluminando de Norte a Sul,
Mensagem de amor e paz, nasceu Jesus, chegou o Natal !
Papai Noel voando a jato pelo céu, trazendo um Natal de Felicidaaaade,
E um ano novo cheio de Prosperidade, Varig ! Varig ! Varig !

Tema de Natal da Varig

Naquela época ainda não existia email e as pessoas trocavam cartões de Natal pelo correio, tinha gente que enchia a árvore com eles !

As lojas estavam a toda fazendo promoções de fim de ano e propagandas ligadas ao tema como aquela da Riachuelo do Natal Total:
"Já é tempo de Natal, é Natal, é Natal..."


Propaganda Natal Total

Aliás, na época os shoppings ainda estavam começando a aparecer e o pessoal ia fazer as compras de natal no centro da cidade nas grandes magazines com vários andares como o Mappin que em São Paulo ficava ali pertinho do teatro municipal !

RenaPor falar no Teatro Municipal de São Paulo, foi ali que em 1973 foi realizado o Festival de Natal com um coro de 1200 pessoas, com velas na mão, cantando músicas natalinas nas escadarias do teatro !

E as propagandas de natal da Coca-cola sempre muito bonitas e que alguns dizem que graças a elas o Papai Noel ganhou sua vestimenta vermelha !

E os canais de televisão preparavam seus clips de fim de ano mostrando todos os atores juntos cantando músicas como a inesquecível:

"Marcas do que se foi, Sonhos que vamos ter... "


Marcas do que se foi

Ou então:
"Hoje é um novo dia de um novo tempo que começou,
Nesses novos dias as alegrias serão de todos é só querer,
Todos nossos sonhos serão verdade,
O futuro já começou,
Hoje a festa é sua, hoje a festa é nossa,
É de quem quiser, de quem vier !"

Propaganda da Calói (Agência Start)Parentes de lugares distantes chegando para as comemorações e você ali perto da árvore tentando adivinhar quais presentes eram os seus e se você ia ganhar aquele brinquedo que você tanto pediu ou então a tão sonhada bicicleta (Não esqueça da minha Calói !)

Enquanto isso mães, pais, tias, avós, faziam os preparativos para a festa, cozinhando delícias como perus, frangos, chesters e outras (afinal cada família tem sua receita especial de Natal !) e enquanto a comida não era servida o pessoal ia comendo aquelas frutas secas e quebravam nozes e castanhas na quina da porta pois não encontravam o abridor !

Disco Simplesmente Natal
E na vitrola aquele LP com músicas natalinas todas tocadas com uma harpa !

"Hoje a noite é bela, vamos a capela, vamos eu e ela, felizes a cantar..."

"Seja rico, seja pobre o velhinho sempre vem..."

"Noite Feliz, Noite de Paz..."

"Jingle Bells, Jingle Bells, acabou papel, não faz mal não faz mal..." (Essa também vale afinal a molecada toda cantava !)

 

E por falar em disco também lembrei dos Disquinhos coloridos que também tinham suas histórias de Natal como aquele da Estrelinha Azul que queria passar uma noite de Natal na Terra !

Lembro que à meia-noite de um Natal lá dos anos 70, passou na TV o desenho da Turma da Mônica onde cada personagem ganhava um presente especial:
O Cascão ganhava uma lata de lixo novinha,
A Mônica um coelhinho, o Cebolinha um aviãozinho,
A Magali um cesto de frutas e no final todos cantavam juntos perto de uma árvore de Natal: "Feliz Natal pra Todos, Feliz Natal !"



Naquela época as crianças ainda acreditavam no Papai Noel e a gente esperava ansiosamente a noite passar para que o bom velhinho entregasse nossos presentes. A gente acordava e corria pra árvore ou então olhava debaixo da cama pra ver se estavam lá, afinal você tinha sido uma criança boazinha o ano todo não é ?

Também acontecia às vezes de a meia-noite aparecer alguém vestido de Papai Noel, fosse um parente ou alguém da rua oferecendo balinhas, tocando seu sino enquanto carregava o saco vermelho cheio de presentes !

Então o relógio mostrava que era meia-noite e todos se cumprimentavam desejando Feliz Natal, se juntavam para fazer uma oração e lembrar do Aniversariante (Jesus nasceu !) e aí começava uma alegre troca de presentes ou quem sabe o tradicional amigo secreto seguido de uma gostosa ceia que te fazia dormir muito feliz, cheio de alegria e esperança de um mundo melhor !


Xmas Smiley - 2002 Ron Reznick


Que Saudade... Espero que você possa ter um Próspero Ano Novo e um Natal muito feliz, cheio de alegrias para que você possa lembrar com saudades desta data daqui a algumas décadas ! Estes São os votos do Memory Chips a todos aqueles que por aqui passaram e relembraram bons momentos neste ano !




Página Anterior Próxima Página

 
 
32
 

 


Doação

Todas as imagens, sons, títulos, marcas, personagens, etc. aqui apresentados
pertencem a seus respectivos criadores e detentores de direitos autorais.
MemoryChips 2003-2017



Facebook Twitter