SAIR



LEMBRANÇAS
Que saudades dos anos 70 e 80 ! Saudades das guloseimas, brinquedos, músicas, propagandas, roupas, enfim tudo aquilo que fez parte de nossa vida e nos tornou o que somos hoje !

Doação


 
Memory Chips
 
 

Já estamos no fim de 2004 mas muita gente não se dá conta de como o tempo passa rápido ! A tecnologia mudou radicalmente nos últimos anos, a ponto de coisas tão comuns e corriqueiras de nossa vida serem totalmente desconhecidas para a maioria das crianças na faixa dos 10 anos de idade. Não acredita ? Então dê uma olhada em mais esta página de Lembranças...


GERAL

OrelhãoLembra que os telefones públicos, vulgarmente chamados de Orelhão, usavam fichas e todo mundo colocava a mão naquele buraquinho pra ver se a ficha era devolvida no final da ligação… Existiam os aparelhos vermelhosFichas Telefônicas para ligações locais, os azuis para os interurbanos e o celular era um objeto inexistente na época !

Na praia normalmente você ia até o prédio da companhia de telefone para poder fazer um interurbano !

E que tal tentar convencer a criançada que na nossa época a Internet ainda não existia e os primeiros microcomputadores não tinham nem mouse !

Abridor de GarrafasPara se fazer uma pesquisa escolar frequentávamos a biblioteca ou procurávamos alguma coisa na boa e velha enciclopédia, lembra da Barsa ou do Conhecer de capa vermelha ?

Nos anos 70 não existiam as garrafas de refrigerante de plástico "PET" tão comuns hoje em dia. As garrafas eram de vidro mesmo e não eram descartáveis sendo chamadas de vasilhames ! Você tinha de levar os vasilhames ao mercado ou à adega para poder pagar só o preço do líquido !

Bingola DisneyAs maiores garrafas chegavam a conter no máximo o incrível volume de um litro de refrigerante e eram conhecidas como tamanho família...

A tampinha era de metal o que exigia o quase já desconhecido abridor de garrafas ! A molecada colecionava as tampinhas e por vezes até os abridores ! Vejam este aí ao lado da Crush ! (Não lembra da Crush ? Dê uma olhada na página 6 de lembranças).

Por falar em colecionar tampinha, na página 27 falei da Bingola Disney mas só agora consegui uma imagem para você relembrar !

Holiday on IceHoje lembrei também do "Holiday on Ice" que era aquele show de patinação no gelo apresentado pela Joal que mostrava vários números de habilidade, dança, música, palhaços e belas patinadoras com roupas extravagantes !

Quem é de São Paulo deve lembrar de ir no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo para ver o show e levar uma almofada para sentar porque não era fácil aguentar aquelas arquibancadas de cimento super geladas !

Antes das luzes apagarem sempre passavam aqueles ambulantes vendendo cachorro-quente e todo tipo de guloseima, e a gente ficava na maior vontade mas não era sempre que nossos pais compravam alguma coisa...

Lembra daquela régua que o pessoal levava para a escola que era toda desenhada e conforme você mexia a régua o desenho mudava ?

Galinha de BrinquedoOk, e quem não teve uma daquelas pequenas galinhas de plástico que botavam ovinhos ? Eram vendidas na feira e mais tarde a Maggi lançou uma promoção que dava este mesmo brinquedo só que era com a Galinha Azul do Caldo Maggi !

Outra lembrança clássica eram aqueles copos de plástico portáteis ! Eram compostos de vários anéis de plástico que se encaixavam formando o copo e depois de usar você "amassava"" o copo e ele ficava fininho de novo para guardar no bolso !

Copo portVocê que curtia um aparelho de som devia colecionar a revista Somtrês lançada em 1979, pela editora "Três" que mostrava os mais modernos equipamentos como os 3 em 1, vitrola, rádio e toca-fita num único equipamento !

Sempre vinham posters, livrinhos de dicas de som e matérias sobre as bandas da época.

Talco Seiva de AlfazemaE que tal o talco Seiva de Alfazema e o Polvilho Antisséptico Granado, estes estão no mercado há muitos anos, só a embalagem é que mudou pois antigamente eles vinham numa embalagem de papelão com a tampinha de metal !

No começo da década de 80 a dança da moda no Brasil era o Break, e o pessoal vestia aquelas roupas com cores berrantes, como amarelo-limão e roxo e dançavam imitando um robô e fazendo manobras diferentes !

BreakTodo domingo tinha um programa de televisão com um concurso, como o do Barros de Alencar na Record, onde os grupos que dançavam Break disputavam para ver quem fazia os melhores passos !

Falando de programas de TV um que eu ainda não tinha citado era o programa infantil Oradukapeta comandado pelo Sérgio Mallandro no final dos anos 80 e que você deve lembrar pelo quadro a "Porta dos Desesperados" que imitava o estilo da "Porta da Esperança" do programa Silvio Santos e funcionava mais ou menos assim:

No palco existiam 3 portas e atrás de uma delas estavam vários presentes, brinquedos e até a sonhada bicicleta, atrás das outras portas sempre tinha um gorila ou outros monstros malucos...

Para escolhar quem ia participar o Sérgio perguntava: "Quem tá desesperado ???" E a criançada rolava no chão de tanto berrar...

Então ele chamava alguém e falava:
"Você está desesperado ?" E a criança: "Siiiiiim"
E por vezes ele dizia: "Então se joga no chão e nada !!!
... Olha o tubarão !!!" E a criança nadava mais rápido...

E assim a coisa ia até que a criança podia escolher uma das portas e depois de muito suspense descobrir o que estava por trás !



Página Anterior Próxima Página

 
 
37
 

 


Doação

Todas as imagens, sons, títulos, marcas, personagens, etc. aqui apresentados
pertencem a seus respectivos criadores e detentores de direitos autorais.
MemoryChips 2003-2017



Facebook Twitter