Pirata do Espaço (Groizer-X / Gloizer-X / El Justicero)

Pirata do EspaçoApesar de ter sido criado em 1976 por Go Nagai e Gosaku Sakurada este desenho com 36 episódios de 24 minutos só veio a ser exibido no Brasil em 1983 na finada TV Manchete no programa Clube da Criança apresentado pela Xuxa.

O desenho, que fez um enorme sucesso por aqui, contava de modo grandioso as batalhas em defesa da Terra travadas por Joe e Rita dentro da nave de combate Pirata do Espaço lutando contra os terríveis robôs-bomba do Império Gailar que era comandado pelo tirano imperador Geldon no seu desejo de conquistar o Mundo.

Pirata do EspaçoAs aventuras começam quando o imperador obriga o grande cientista, professor Yan, a contruir uma imbatível nave de guerra para ajudá-lo em seu plano de conquistar o mundo. O professor constrói o Pirata do Espaço mas planeja fugir nesta nave junto com sua filha Rita pois não concorda com a tirania de Geldon.

Joe No momento da fuga o professor é atingido por um tiro dos guardas do imperador e não consegue fugir, então pede a Rita que vá sozinha.

RitaRita se vê obrigada a partir no comando da nave mas acaba tendo de fazer uma aterrisagem forçada em uma ilha do Japão onde se encontra a Base Akane de acrobacias aéreas.

Rita é resgatada pelo pelo professor Tobishima, chefe da equipe, e por Joe Kazaka, o piloto principal, e assim que se recupera do acidente, conta sua história.

Rita e JoeSensibilizados, os integrantes da equipe Akane se juntam a Rita para iniciar o combate à tirania do imperador Geldon.

Rita ensina Joe a pilotar o Pirata do Espaço e uma base para escondê-lo é construída na ilha.

 

Imperador Geldom DaggarNo lado inimigo vamos encontrar o imperador Geldon ajudado por seus terríveis subordinados.

Primeiro o General Daggar e mais tarde o traiçoeiro Marechal Dógus que tinha um olho em sua mão que destruia ou hipnotizava pessoas.

Não podemos esquecer do terrível cientista Golem que foi o responsável pela criação da Marechal Dógusindestrutível fortaleza voadora chamada Gelmus de onde saíam os Robôs-Bombas para atacar as cidades.

Assim começam as batalhas de Joe e Rita no Pirata do Espaço contra o Império Gailar.

GolemMas o desenho não ficava só nisso e paralelamente às grandiosas batalhas, dramas mais profundos se desenvolviam e nos cativavam ficando na memória até os dias de hoje. Posso citar como exemplos:

GelmusO sofrimento de Rita por ter de lutar contra seu próprio povo inclusive velhos conhecidos do planeta Gailar como no episódio em que Rita precisou enfrentar seu namorado de infância (Kent) em uma batalha e foi obrigada a matá-lo.

MasatoEm outro episódio o melhor amigo do Professor Yan (pai de Rita) é enviado para recuperar o Pirata do Espaço mas ele se sacrifica para salvar a filha de seu velho amigo.

Professor Yan (pai de Rita)Também tinha o drama do garoto Masato que além de perder os pais num ataque do império Gailar, acaba contaminado pela radiação das bombas do ataque, o que vem a lhe causar uma doença degenerativa que culmina com sua morte no episódio "A Morte Bate em Minha Porta". Puxa isso foi triste…

Também tinha o amor de Rita e Joe que nunca deixa de ser platônico, apesar de todos torcerem para que eles ficassem juntos.

Joe e Rita

E o incrível final do desenho onde Rita reencontra seu pai (supostamente morto) e com a ajuda de Joe consegue destruir o Imperador Geldon e seus seguidores.

Chega então a hora da despedida e Rita e seu pai partem com o Pirata do Espaço de volta a seu planeta de origem enquanto Joe, fica só na tristeza…

 

Eu me lembro:Preparando para decolar...Professor Tobishima


Do professor Tobishima gritando: "Joe ! Rita ! preparar o Pirata do Espaço"
e eles corriam para o hangar e começava aquela música empolgante enquanto a rampa de decolagem subia das águas para a saída da nave…


Tema do Pirata do Espaço
Tema do Pirata do Espaço

Então Joe gritava "Acionar os motores ! Pirata do Espaço levantar vôo !" e todos colavam na TV esperando pra ver o que ia acontecer.

Pirata do EspaçoLembro que o Pirata do Espaço podia se transformar em um robô gigante para combater os inimigos e que isso normalmente acontecia em quase todos os episódios.

Torpedo VoadorSuas principais armas eram o raio Bola de Fogo que saia de suas antenas, o Raio Sônico disparado de um cristal entre os olhos, o raio Arco-Íris que saía de sua boca, as Metralhadoras-Pirata em seus ombros e o poderoso Torpedo Voador que saia de seu peito.

RaiosDe que Joe e Rita usavam o torpedo voador só no final da batalha e a gente ficava pensando por que eles não disparavam o torpedo logo de cara e já acabavam com o inimigo ?


Dos três mini-veículos que ficavam dentro do pirata: o Tubarão, o Tanque e o Jato-Pirata e que eles eram pilotados por outros membros da equipe Akane.

Dos demais integrantes da equipe Akane: o mecânico Ippei, o veterano da Segunda Guerra Baku, o aprendiz Sabu e o rabugento Gen.

Baku, Sabu, Ippei e Gen

VoltaMemory Chips Próxima Página

DESENHOS

Saudosos desenhos animados dos anos 70 e 80 que nos encantam e divertem atÚ hoje !



Todas as imagens, sons, títulos, marcas, personagens, etc. aqui apresentados pertencem a seus respectivos criadores e detentores de direitos autorais. - Memory Chips (2003/2010)