SAIR



LEMBRANÇAS
Que saudades dos anos 70 e 80 ! Saudades das guloseimas, brinquedos, músicas, propagandas, roupas, enfim tudo aquilo que fez parte de nossa vida e nos tornou o que somos hoje !

Doação


 
Memory Chips
 
 

Rádio

O Rádio sempre esteve na moda desde sua invenção.

Este companheiro fiel no seu dia a dia, seja na hora de acordar, no serviço ou no meio do trânsito, não foi descartado como muitos acreditavam quando chegou a TV e mais tarde a internet.

Ele continua por aí, informando, divertindo, mais presente que nunca e deve continuar ainda por muuuuito tempo .

Nesta página o Memory Chips presta uma pequena homenagem ao Rádio relembrando alguns equipamentos, algumas rádios, programas e radialistas brasileiros dos anos 70/80/90 ! As lembranças que publico a seguir são na maioria de rádios de SP, se você tem alguma lembrança especial desta época da sua região pode postar nos comentários abaixo !


EvadinOs rádios antigamente usavam válvulas eram grandes e espaçosos e ocupavam lugar de destaque na sala das pessoas. Com a invenção do transístor eles diminuíram de tamanho !

Nos anos 70 os pequenos radinhos de pilha eram super comuns como aquele da Evadin com aquela capinha de couro. Meu avô sempre ouvia os jogos de futebol com um destes.


Nesta época não existiam tantas rádios FM e as
que existiam costumavam tocar músicas mais comportadas como a rádio Eldorado com seu locutor de voz empostada. A maioria das rádios era AM e você selecionava no rádio se queria ouvir  OM (Ondas Médias) ou OC (Ondas  Curtas).

Rádio OM


Motorádio

Na cozinha sua mãe talvez usava um rádio maiorzinho com antena esticada para ouvir os programas da manhã como o Show da Manhã com Fausto Canova e mais tarde com Randal Juliano ou talvez o programa do Gil Gomes que começava com "Gil Gomes lhes diz... Bom Dia !" e contava casos tenebrosos de violência com aquela voz inconfundível !

Ou será que preferia ouvir o Barros de Alencar ou quem sabe o Eli Corrêa com seu característico "Oiiiii Gente !"

Já falei em outra página mas vale relembrar o Zé Bétio que alegrava as manhãs das donas de casa e que logo cedo já anunciava algum remédio contra verme ou gritava no rádio: " Alô Dona de Casa, vamos acordar, joga água nele, Tchibum !"


Rádio Relógio

Trechos de programas antigos do Rádio


Por falar em acordar talvez você acordava de manhã usando um rádio relógio daqueles que os números estavam em cilindros e iam girando enquanto as horas passavam até que o rádio começava a tocar de manhã e você apelava apertando o botão Soneca !

Walkman 88

Nos anos 80 os pequenos radinhos foram substituídos pelo Walkman lançado pela Sony em 1979 e que a partir de 1988 começou a ter modelos com rádio !


Hoje em dia muita gente ouve rádio no próprio celular e até pela internet !


Nos carros o rádio está presente já faz tempo (desde 1922) e com o passar do tempo foi sempre incorporando as novidades tecnológicas !


Lembra do sistema push buttom de sintonia ? Você apertava o botão e o ponteirinho de sintonia deslizava até sua rádio favorita !





No Brasil uma marca que deixou lembranças foi o Motorádio, lembra daquele modelo com toca fitas e o avançado sistema de auto reverso que tocava o outro lado da fita sem ter que tirá-la.

Motoradio Toca Fita Auto Reverso


Pool FM Das rádios você deve lembrar da Pool FM na frequência 89,1 com o Julinho Mazzei  que começou a fazer locução como nas rádios americanas.

Tinha o programa Megamix, o Flash Disco Pool e  ficou no ar de 1983 a 1985 conquistando muitos fãs.

Depois virou 89 a Rádio Rock que já atendia um público que gostava de uma música mais alternativa do mesmo modo que a rádio 97FM.

A Rádio Cidade que sempre dava um jeito de colocar a palavra "Cidade" no meio das músicas, tinha entre outros os programas Saudade Cidade, Love Songs e Sucesso da Cidade.

A extinta rádio Excelsior  "A Máquina do Som" com seu locutor Antonio Celso. Talvez você ainda tenha um LP com as paradas de sucesso da Excelsior ou lembre do programa Balancê de 1977.



Trechos de programas antigos do Rádio

 

Rádio Excelsior
E a rádio Difusora AM760 com seu locutor Darcio Arruda e o programa "Sucessos de Todo Mundo"

A Rádio América AM que tocava músicas bem populares e no final você ouvia: "Américaaaa... Trimmmm"

Lembra do Mister Sam (Santiago Malnati) que lançou a Gretchen ! Enquanto tocava suas músicas ele anunciava com seu sotaque carregado: "Jeans é lá no centro, na Jeans Jeans Tarka !"

Quem é do Rio de Janeiro deve lembrar de ouvir a rádio Tamoio e também a rádio Mundial com o DJ Big Boy que saudava os ouvintes com um "Hello crazy people!"  

De Minas Gerais tinha a rádio Mineira AM690 de Belo Horizonte !

Microfone Shure55E que tal falar da rádio Panamericana, mais conhecida como Jovem Pan ? No início a Jovem Pan FM era conhecida como JovenPan II;

Talvez você cresceu ouvindo as vozes de Franco Neto, Roberto Muller, Antonio Freitas e outros incríveis radialistas do clássico Jornal da Manhã da Jovem Pan que desde os anos 70 nos acompanha com suas notícias e com aquela música que é um trecho de Sinfonia Paulistana de Billy Blanco:

...
Começou um novo dia, já volta
Quem ia, o tempo é de chegar
De metrô chego primeiro, se tempo é dinheiro
Melhor, vou faturar
Sempre ligeiro na rua, como quem sabe o que quer
Vai o paulista na sua, para o que der e vier
...
Vão bora, vão bora, olha a hora
Vão bora, vão bora, vão bora, vão bora
Olha a hora, vão bora, vão bora, vão boooora !

O que me lembra também do homem do tempo que era Narciso Vernizzi e de Reali Junior que era o correspondente internacional direto de Paris !

Rádio Hovem PanAinda na Jovem Pan eu sempre ouvia o Programa do Djalma Jorge Show que com sua voz empostada sussurava no rádio:

"Amigo-lhes, Amiga-lhes, Amigo-lhes-lhes Amiga-lhes-lhes.. Aqui quem fala é o seu Djalma-lhes Jorge-lhes Show..."

E também tinha seu fiel companheiro o repórter Ciliano Ciliano.

Lembro de uma vez que o Djalma fez o programa fingindo estar bêbado, foi hilário !

Trechos de programas de humor antigos do Rádio

Falando de outros programas de humor do rádio, você lembra dos Sobrinhos do Ataíde de 95 com Paulo Bonfá, Marco Bianchi e Felipe Xavier ? Eu morria de rir com o Peterson Foca, o pequeno Wilber, Marquinhos e  as sátiras do Homem Aranha: "-Socorro, Homem Aranha, Homem Aranha por favor você pode nos ajudar ? -Hummmm... não !"

E claro vamos lembrar do  "Show de Rádio" que surgiu em 1969 criado pelo famoso radialista Estevam Sangirardi e foi transmitido entre as décadas de 70 e 80, primeiro na Jovem Pan e mais tarde na rádio Bandeirantes.

Começando 5 minutos após o término do jogo de futebol,  com muito improviso e talento, trouxe a tona diversos humoristas e radialistas, nomes  como Odayr Baptista, Serginho Leite, Ciro Jatene,  Nelson Tatá Alexandre , Escova e muitos outros. Eram diversos personagens inesquecíveis que misturavam humor com comentários do futebol, você deve lembrar do:

- Comendador Fumagale, da Noninha e seu cachorro Vardemá Fiume que eram italianos com um sotaque carregado,  torciam pelo Palmeiras e adoravam o Palestra Itália.

-  Lorde Didu Morumbi, um milionário  que torcia pelo São Paulo e era apaixonado pelo seu time ao qual chamava de "Saint Paul de mon petit coeur" . Sentado em seu sofá  cinza-ratinho ele comentava as conquistas do seu time com seu mordomo Archibald enquanto tomava uma "Champã".

- Joca o sofredor fanático pelo Coringão,  sua mulher Nega e o bode Baltazar que torciam pelo Corinthians e eram devotos de São Jorge ". Eu lembro que o Joca gritava: "Ô Nêga, traz as ampolas aí que o Coringão vai entrá em campo..." e do lado de lá se ouvia um grito "Ahhhhhhh".

- Zé das Docas e Lança Chamas que eram Santistas e frequentavam o bar do Portuga;

- O casal Manoel e Maria que eram torcedores da Portuguesa;

- Beicinho e Zé Trombada (freqüentadores do bar Babulina); Comendador Strufaldi; Zezé; Vandeca; Cacá e muitos outros...


Trechos do Show de Rádio

Show de Rádio

A partir de 1972, o programa passou a apresentar trechos da Rádio Camanducaia, uma rádio fictícia do interior criada por Odayr Baptista que tinha o locutor Alberto Jr. que fazia de tudo na rádio e irradiava propagandas engraçadas e notícias inventadas, você lembra do prefixo:

 "Rádio Camanducaia transmitindo quase em ondas médias, falando para a cidade e cochichando para o interior..." , Era demais !

Enquanto isso Alberto Neto cuidava das transmissões de futebol mas normalmente o que se ouvia era:"- Olá torcida brasileira, estou aqui no Pacaembu. O estádio está deserto, não tem ninguém. Acho que não vai ter jogo. Acho que me mandaram para o estádio errado..."


Trechos da Rádio Camanducaia


Eu me lembro de ouvir este programa no rádio do carro com meu pai e dar muitas risadas !

Sergionho Leite Serginho Leite fica na saudade e na memória por sua passagem no Show de Rádio, suas paródias, suas  imitações (Pelé, Maguila , Zé Bétio, Clementina de Jesus, etc, etc) sem contar seus animados programas nas rádios Cidade FM,  Jovem Pan II e na Globo FM  nos anos 80.

Lembra do Café com Bobagem com Zé Américo, Oscar Pardini e outros que começou nos anos 80 e está por aí até hoje ?

Não posso deixar de citar também alguns locutores esportivos que deixaram sua marca no rádio brasileiro trazendo a emoção dos jogos de futebol para o áudio de seu rádio. Entre tantos gostaria de citar: Haroldo Fernandes, Jorge Cury, Oduvaldo Cozzi, Osmar Santos, Pedro Luiz, Edson Leite, Fiori Giglioti, José Silvério, Flávio Araújo e Joseval Peixoto.

Futebol no Rádio

Desculpe, sei que muitos radialistas, programas e rádios dos anos 70/80/90 de grande importância ficaram de fora desta página mas o assunto é vasto e não dá pra falar tudo de uma vez, em páginas futuras vou complementando estas memórias !

 

Em especial queria agradecer ao programa Energia na Véia da Energia97 que assim como o MemoryChips relembra hoje estas décadas passadas trazendo muita música,  lembranças e alto astral ! Obrigado Silvio Ribeiro, produção e Dj´s por este maravilhoso trabalho !


Obs.: Para quem quer saber mais sobre o Rádio seguem abaixo alguns links interessantes que ajudaram na construção desta página:

http://www.clubedavoz.com.br
http://www.locutor.info
http://acervomuseuderadios.blogspot.com
http://www.radiocamanducaia.com.br

Obs2.: Para quem não sabe no fim de 2012 a Rádio Rock voltou como UOL 89FM !




Página Anterior Próxima Página

 
 
54
 

 


Doação

Todas as imagens, sons, títulos, marcas, personagens, etc. aqui apresentados
pertencem a seus respectivos criadores e detentores de direitos autorais.
MemoryChips 2003-2017



Facebook Twitter