A Ponta (The Point - 1971)

A PontaQuem se lembra deste desenho de 1971 chamado "A Ponta" ? Na verdade foi um longa animado que contava a história de um menino chamado Óblio e seu cachorro Arrow.

O enredo girava em torno do fato que nesta cidade todos tinham a cabeça pontuda (até os cachorros) e o menino Óblio tinha nascido com uma cabeça redonda normal.

Para tentar se enturmar Óblio usava um chapéu pontudo mas mesmo assim era rejeitado pelos demais habitantes e como resultado ele e seu cachorro são banidos da cidade.

A Ponta

O filme então conta as aventuras de Óblio e seu cachorro e as lições que eles aprendem em sua jornada até finalmente retornarem à cidade. Para quem lembra o final é no mínimo surpreendente !

No geral um filme muito bom no estilo psicodélico dos anos 70 e que faz uma bela crítica ao preconceito das pessoas pelo "diferente" através de imagens marcantes e músicas muito legais escritas por Harry Nilsson.

Temas de A Ponta

 

O Mosco Heróico (Fearless Fly -1965)

O Mosco HeróicoSinopse:
Este é realmente um desenho antigo e pouco lembrado mas que passava no Brasil nos anos 70/80. Trata-se de Furacão - O Mosco Heróico que era produzido por Hal Seeger, o mesmo criador de Milton o Monstro e fazia um paralelo com as aventuras do Super-Homem só que neste caso nosso Iranherói era uma mosca !

O desenho mostrava as aventuras de Iran um mosco franzino e até meio caipira que passava a maior parte do tempo num barzinho dentro de um açucareiro com sua namorada Flora, mas quando era necessário ele entrava numa caixa de fósforos,colocava seu imenso óculos quadrado O Mosco Heróicoque concentrava enorme quantidade de energia em seus músculos e se transformava em Furacão - O Mosco Heróico. Nada podia detê-lo na sua luta contra os fracos e oprimidos, nem mesmo papel pega-mosca ou inseticida !

Eu me Lembro:
Que este desenho passava junto com Milton o Monstro e que os principais inimigos do Mosco Heróico eram uma dupla de orientais (Alguém lembra o nome dessa dupla ?)

 

Yogui e Mini Polegar (Mighty Man and Yukk - 1979)

Yogui e Mini PolegarSinopse:
Lembra daquele desenho que tinha um cachorro enorme que era tão feio que vivia com sua casinha na cabeça ?

Pois é muita gente lembra, então atendendo a pedidos aqui está o desenho do Yogui e Mini Polegar !

BrandonO desenho conta as aventuras do milionário Brandon que se transformava no super herói Mini Polegar, que como o nome já diz era bem pequenino mas cheio de super poderes, e lutava contra os malfeitores ao lado de seu fiel companheiro, o feioso cachorro Yogui.

YoguiO ponto alto do desenho era justamente o cachorro, pois quando a coisa apertava para o Mini Polegar, Yogui tirava sua casinha da cabeça revelando toda sua feiúra e então tudo em sua volta caía, quebrava, desabava e os vilões gritavam desesperadamente !

Abertura YoguiEu me lembro:
Que no colégio sempre tinha um coitado com o apelido de Yogui...

 


 


Os Caretas (The Barkleys - 1972)

Os CaretasSinopse:
Este desenho era uma produção Depatie-Freleng (Os mesmos da Pantera Cor-de-Rosa) teve 13 episódios de meia hora e mostrava o dia a dia da família Barkley personificada através de cachorros vivendo como uma família humana normal (ou nem tanto...)

Arnie no ônibusEntre os personagens vamos encontrar Arnie Barkley, o pai da família, que trabalhava dirigindo um ônibus para prover o sustento para sua esposa Agnes e seus filhos Chester, Terri e Roger.

The BarkleysNos episódios vamos encontrar os problemas de convivência em famíla pois Arnie faz o tipo pai careta e não se acostuma ao comportamento moderno de seus filhos.

Tema Os CaretasRoger o mais velho e já motorizado cria problemas com seu carro, Terri é uma feminista e Chester o caçula dedura os irmãos quando eles aprontam.

Para acalmar os ânimos temos Agnes a boa esposa e dona de casa que dá um jeito em tudo e a vida em família segue adiante sempre aprendendo uma nova lição !

 

A Turma da Gatolândia (Cattanooga Cats - 1969 a 1971)

A Turma da GatolândiaSinopse:
Este show da Hanna Barbera mostra uma banda de rock formada por gatos e é o pano de fundo para apresentação de outros 3 desenhos: "Zé Bolha e Juca Bala", "A volta ao mundo em 79 dias" e "É o Lobo" que aparece na página 6 de desenhos.

Durante o show são apresentados desenhos da banda, os clips com as músicas, alguns quadros de humor e os demais desenhos citados acima. As músicas apresentadas eram A Turma da Gatolândiacriação da dupla Michael Lloyd e Peggy Clinger.

A banda era composta pelo guitarrista Country que lidera e também dirige o ônibus da banda, pela gata Conceição (Kitty Jo) que canta e dança, pelo baterista Groove que fala tudo rimado e pelo baixinho Figura (Scoots) que toca o violoncelo.

A Turma da GatolândiaNos desenhos vemos suas aventuras em meia a apresentações de números musicais num estilo bem psicodélico cheio de cores Tema de Abertura da Gatolândiavibrantes, típico dos anos 70 !

Os gatos se vestem como hippies, falam gírias da época e as músicas eram bem legais, principalmente a música de abertura (veja ao lado) que era mais ou menos assim: "Jaba-da, Jaba-da, Hey Jaba-da..."

 

A volta ao mundo em 79 dias (Around the World in 79 Days)

A Volta ao Mundo em 79 diasSinopse:
Baseado no clássico de Julio Verne, "A volta ao mundo em 80 dias", este desenho mostra as aventuras de Phileas Fogg Jr. que seria o filho do personagemPhineas Fogg (do Grão-de-Bico, Bomba e Simãolivro) na tentativa de ganhar oprêmio de um milhão de dólares por ser o primeiro a bater o record de viajar ao redor do mundo em menos de 80 dias num balão !

Nesta jornada ele tem a ajuda de Jenny Trent, uma repórter e Happy, seu fotógrafo, que acabam por entrar no balão por acidente.

No entanto esta tarefa não será fácil pois tentando impedí-los de completar a façanha está o maquiavélico mordomo Grão-de-Bico (Crumden) que espera ficar com a herança do Sr. Phineas caso os garotos não consigam chegar a tempo. Grão-de-Bico conta com a ajuda do chofer do Sr. Phineas o não tão esperto Bomba (Bumbler) e de seu macaco de estimação chamado Simão (Smirky).

 

Zé Bolha e Juca Bala (Motormouse and Autocat)

Zé Bolha e Juca BalaSinopse:
Mostra a competição entre o gato Zé Bolha e o ratinho Juca Bala através de corridas onde a cada episódio o gato tenta construir um carro mais maluco e possante em sua oficina para tentar vencer o pequenino rato em sua super motocicleta.

Mais tarde este desenho ganhou independência da Turma da Gatolândia e teve vários episódios produzidos.

Eu me lembro:
Dos carros malucos que o gato criava em sua oficina, verdadeiras máquinas possantes e quase sempre malucas !
E que os dois conversavam usando gírias dos anos 70 e Juca Bala sempre dizia: "Puxa vida !"

Zé Bolha e Juca Bala

Página AnteriorMemory ChipsPróxima

DESENHOS

Saudosos desenhos animados dos anos 70 e 80 que nos encantam e divertem até hoje !



Todas as imagens, sons, títulos, marcas, personagens, etc. aqui apresentados pertencem a seus respectivos criadores e detentores de direitos autorais. - Memory Chips (2003/2010)