Memory Chips
 
   

Olá Pessoal,

Desta vez o Memory Chips vai homenagear dois grandes humoristas brasileiros que atravessaram gerações nos fazendo dar muita risada, espero que vocês gostem !

José Thomaz da Cunha Vasconcellos Neto (1926-2011)

José VasconcelosEu me lembro que conheci José Vasconcelos lá pelos anos 70 através de um LP onde entre outras coisas ele narrava uma partida de futebol onde o locutor era gago, dei muita risada !!!  

José Vasconcelos - Eu sou o Espetáculo (60)

Outra clássica lembrança era aquela história do casal de velhinhos no hotel tentando apagar uma vela !



José Vasconcelos nasceu no Acre em 1926 e se destacou por suas imitações de locutores e artistas em geral.

Era um artista completo, criava suas esquetes e as apresentava no palco de maneira única, assim inaugurou por aqui o estilo stand-up comedy fazendo shows por todo o Brasil.

Começou sua carreira em um programa de calouros passando então para programas de rádio, shows, TV,  além de algumas participações em filmes no cinema nacional.

 
LP´s de José Vasconcelos


Em 1952 produziu e atuou no primeiro programa de humor da TV brasileira chamado  "A Toca do Zé", exibido pela PRF-3 TV Tupi Difusora de São Paulo.
 
Em 1960 gravou um de seus shows em um LP chamado "Eu sou o Espetáculo" que vendeu na época mais de 100 mil cópias o que abriu as portas para outros humoristas fazerem o mesmo.

Você pode lembrar dele:

• Como o Roleta Russa e Sérgio Valentino na novela "Quatro Homens Juntos da Record" de 1965;

O Casamento de Romeu e Julieta• Como o detetive no filme "Os maridos Traem... E as Mulheres Subtraem" de 1970;

Em participações no programa "Faça Humor não faça Guerra" de 1972;

Na participação no especial "Plunct Plact Zoom" na Globo em 1983;

Em participações no programa a Praça é Nossa SBT;

Como o gago "Rui Barbosa Sa-Silva" na Escolinha do Professor Raimundo;

Como o padre no filme "O casamento de Romeu e Julieta" de 2005;

Nos seus inúmeros shows no Brasil e em Portugal;

Projeto Vasconcelândia
Lembro que nos anos 70, após uma visita a Disneylândia, ele chegou a criar um projeto de um parque de diversões, a Vasconcelândia, que seria instalada em um terreno de um milhão de metros quadrados em Guarulhos SP, mas que não chegou a ser finalizado por falta de apoio. Uma pena !

José Vasconcelos fazia de sua voz um instrumento do riso imitando gagos, portugueses, italianos, velhinhos e outros tipos, normalmente descrevendo uma situação (esquetes) e não simplesmente contando uma piada.


Seu humor inocente, sua capacidade de improviso e suas imitações nos divertem até hoje ! Fica aqui nosso carinho e nossa homenagem a esse grande Humorista brasileiro que nos deixou com 85 anos em 2011 !!!

José Vasconcelos

Obs.: Em 2009 foi lançado o DVD Documentário "Ele é o Espetáculo", do cineasta Jean Carlo Szepilovski, uma homenagem ao conjunto de sua obra.

 


Lírio Mário da Costa (1923-1995)

Costinha - Foto de Leonardo AversaCertos humoristas não precisam nem abrir a boca para nos fazer dar risada, este era o caso de Lírio Mário da Costa, o Costinha ! Sua cara já era engraçada, sua voz inconfundível e suas caretas e trejeitos nos matavam de rir !

Nascido no Rio de Janeiro, este piadista nato trabalhou no rádio, teatro, cinema e TV além de suas participações em comerciais como aquela da raspadinha das loterias do RJ.

CostinhaQuem é mais novo deve lembrar dele na TV como seu Mazarito na escolinha do Professor Raimundo onde antes de sua fala olhava para o microfone pendurado, fazia uma careta e dava um grunhido "Uééé !" e todos já caiam no riso.

Nos anos 70 ficou famoso com sua série de LP´s (sim aqueles discos de vitrola) chamada o Peru da Festa, onde em cada volume tinha um show com suas piadas que de tantos palavrões eram proibidos para menores de 21 anos (coisa dos anos 70...) mas que eram simplesmente hilários.

Costinha - Peru da Festa

Já quem é mais antigo pode ter conhecido Costinha na versão radiofônica da escolinha do Professor Raimundo (Você sabia que antigamente a escolinha era no rádio ?) ou como radioator nos programas "Recruta 23" e  "Cadeira de Barbeiro".

Costinha e o King Mong (77)

Costinha o Rei da Selva (76)No cinema nacional participou de vários filmes desde 1949 até o último em 1995, ás vezes fazendo apenas uma ponta em uma chanchada outras atuando como protagonista.

Costinha - O Homem de 6 milhões de Cruzeiros

 

 


Talvez você lembre de "Costinha o Rei da Selva" de 1976, Costinha e o King Mong de 1977, O Homem de Seis Milhões de Cruzeiros Contra As Panteras de 1978 ou mesmo As Aventuras de Robinson Crusoé de 1979 onde atua com Grande Otelo.

Ainda que alguns considerem algumas de suas piadas não adequadas para o público em geral este Mestre do Riso atravessou Lirio Mario da Costagerações nos fazendo gargalhar e deixando lembranças felizes em nossa memória. 

Costinha - Raspadinha RJ

 

Em 1995 o Brasil ficou um pouco mais triste, Costinha nos deixou,
fica aqui nossa saudade e nossa homenagem !

Costinha (1923-1995)

 

 

Página Anterior Próxima Página

Memory Home

 
 
51
 

LEMBRANÇAS

Que saudades dos anos 70 e 80 ! Saudades das guloseimas, brinquedos, músicas, propagandas, roupas, enfim tudo aquilo que fez parte de nossa vida e nos tornou o que somos hoje !

Todas as imagens, sons, títulos, marcas, personagens, etc. aqui apresentados pertencem a seus respectivos criadores e detentores de direitos autorais. - Memory Chips (2003/2011)