SAIR



LEMBRANÇAS
Que saudades dos anos 70 e 80 ! Saudades das guloseimas, brinquedos, músicas, propagandas, roupas, enfim tudo aquilo que fez parte de nossa vida e nos tornou o que somos hoje !

Doação


 
Memory Chips
 
 

Páscoa


Mais uma vez está chegando a Páscoa e esta época do ano traz de volta muitas lembranças gostosas que ficaram na memória...

No colégio as crianças preparavam apresentações para celebrar esta data especial e aprendiam aquelas músicas tradicionais que estão por aí até hoje, você com certeza já cantou:

Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim ?
Um ovo, dois ovos, três ovos assim !
Um ovo, dois ovos, três ovos assim !

Coelhinho da Páscoa, que cor eles têm ?
Azul, amarelo e vermelho também !
Azul, amarelo e vermelho também !

Coelho

Ou que tal aquela que dizia:

De olhos vermelhos
De pêlos branquinhos
De pulo bem leve
Eu sou o coelhinho.
Eu pulo pra frente
Eu pulo pra trás
Dou mil cambalhotas
Sou forte demais.
Sou muito assustado
Porém sou guloso
Por uma cenoura
Já fico manhoso.
Comi uma cenoura
Com casca e tudo.
Tão grande ela era...
Fiquei barrigudo!


Snnopy - PáscoaNa TV passava  aquele desenho do Snoopy e o cãozinho da Páscoa onde o Lino tentava convencer a todos da existência do Cãozinho da Páscoa e no lugar do tradicional coelho era o Snoopy que distribuia os ovos !

E na sessão da tarde provavelmente passaria a reprise da Fantástica Fábrica de Willy Wonka e os Oompa LoompasChocolate, o filme antigo com o Gene Wilder  (Willy Wonka & the Chocolate Factory - 1971) e nós morríamos de vontade de estar dentro da fábrica e comer todas aquelas gostosuras e conhecer os Oompa Loompas de perto. Eu lembro que a abertura do filme com aquele chocolate escorrendo me deixava com água na boca.

Wonka Bar


Oompa Loompas

Durante os comerciais os fabricantes de chocolate anunciavam seus ovos de páscoa cheios de bombons e pequenas surpresas.

Zé Carioca - 1981Nas bancas de jornais as revistas traziam suas capas decoradas com coelhos, ovos e outros símbolos da Páscoa.

Enquanto isso a família se reunia para um belo almoço e para distribuir os ovos para as crianças ou escondê-los no quintal e Fantástica Fábrica de Chocolate - 1971então as crianças saiam para procurar os ovos deixados pelo coelho como numa caça ao tesouro e alguns até preparavam um ninho para que o coelho deixasse os seus ovinhos !

Seja comemorando o lado religioso da Páscoa, seja apenas curtindo a distribuição de ovos, o importante é que a Páscoa reúne a família e as pessoas e é muito bom saber que a maioria destes costumes e tradições da Páscoa continuam até os dias de hoje !






Chocolates

Chocolate Aproveitando que estamos falando da Páscoa vamos relembrar alguns chocolates e fábricas de chocolate que adoçaram nossa boca nos anos que se passaram.

Talvez estas gostosuras ainda estejam na sua memória, seja pelo gosto inesquecível, pela lembrança de um momento especial ou de um ente querido que lhe proporcionou esta experiência.


Por exemplo. eu me lembro de deliciar um Diplomata da Nestlé junto com minha mãe quando ele ainda era naquele formato parecido com o toblerone.


Chocolate Diplomata - Nestlé ()

Tinha a Fábrica de Chocolates Saturno de Blumenau em Santa Catarina que começou em 1923 e fechou em 1996.

A Casa Falchi de 1890 que praticamente nasceu junto com o bairro de Vila Prudente em SP e que nos anos 70 acabou comprando a Sonksen.

Chocolate ao Leite - Saturno - Anos 80
Chocolate ao leite - Saturno - Anos 80

Casa Falchi - Anos60
Casa Falchi - Anos 60

 

 


Outra fábrica antiga era a Chocolates Laf no bairro de Santana em São Paulo, ficava na rua Salete (lembra desse ? Também vendia ovos de Páscoa !)

Chocolates Laf
Chocolate ao Leite Laf - Anos 60


Também tinha a fábrica A Sultana S/A na Av. do Estado em SP que fechou nos anos 70. Dentro dos chocolates vinham figurinhas de animais para colecionar !


Chocolate Sultana - Anos 70Figurinha Chocolates Sultana
Chocolate Fino ao Leite - Sultana - Anos 70


Chocolate Sonksen ao Leite Agora vamos lembrar dos chocolates da Sonksen que abriu em 1888 com o nome de "La Bomboniére" e que foi a primeira fábrica de chocolates de São Paulo.

Sonksen - Urso Marrom Tinha os chocolates Urso Marrom e Urso Branco entre outras guloseimas deliciosas e inesquecíveis que eram vendidas em suas lojas exclusivas com o nome da marca.

Sonksen - Urso Branco

Infelizmente fechou em 1983 e deixou muita gente com saudades até hoje !

Dizem que foi a primeira fábrica do Brasil a ter uma máquina de fazer ovos de páscoa.



Chocolates Mirabel - Anos 60 E quem lembra de comer os coelhinhos de chocolate da Mirabel ? Além de fazer o delicioso lanche Mirabel que estava presente em quase todas as lancheiras da época a Mirabel também fabricava balas, chocolates e outras guloseimas.

Lanche Mirabel

 

Chocolates Dulcora de São Bernardo do Campo (SP) - "Dulcora a delícia que o paladar adora". Esta fechou em 1979, sim era a mesma que fabricava o Drops Dulcora !


Chocolate Fórmula 1 (Dulcora) Anos 70
Chocolate Fórmula 1 (Dulcora) Anos 70


Os chocolates da Kibon: Ki-Bamba, Ki-Leite, Ki-Coco, Ki-Passas, Ki-Coisa, Lingote, Kefino, Ki-Caju e Kankan.


Chocolate Ki-Caju - anos 70
Chocolate Ki-Caju - Kibon - Anos 70


Sim, como você pode perceber naquela época a Kibon não fazia só sorvete ! Eu adorava o Ki-Bamba !

Kibon ao Leite - Anos 50 Chocolates Kibon - 1959
Chocolates Kibon - Anos 50


Chocolates Evelyn que tinha a propaganda do coelhinho como no filme "Dançando na Chuva" e ficava no bairro de Santo Amaro em SP, faliu em 1997.

Chocolates Rocco, Delta, Dizioli e tantos outros...

Chocolate Tropical - Dizioli - Anos 50
Chocolate Tropical Dizioli - Anos 50

Chocolates Evelyn - Anos 70
Chocolate Evelyn - Anos 70

 

 

Na próxima página a continuação desta matéria com as fábricas de chocolate tradicionais que estão no mercado até hoje. Uma Feliz Páscoa para Todos !!!




Página Anterior Próxima Página

 
 
52
 

 


Doação

Todas as imagens, sons, títulos, marcas, personagens, etc. aqui apresentados
pertencem a seus respectivos criadores e detentores de direitos autorais.
MemoryChips 2003-2017



Facebook Twitter