SAIR



LEMBRANÇAS
Que saudades dos anos 70 e 80 ! Saudades das guloseimas, brinquedos, músicas, propagandas, roupas, enfim tudo aquilo que fez parte de nossa vida e nos tornou o que somos hoje !

Doação


 
Memory Chips
 
 

Não sei se acontece com vocês mas cada vez que alguém lembra de alguma coisa nova da velha época :) parece que o cerébro vai buscar lá no fundo várias outras coisas que você nem tinha idéia que estavam guardadas em sua memória !

Dizem que não se deve viver do passado, mas reviver as boas coisas que já passaram podem te ajudar a construir um futuro melhor ! Portanto aqui está, para todos os saudosistas de plantão, mais uma página de lembranças !


GERAL

Interior do antigo Cinema Comodoro em São Paulo O filme Guerra nas Estrelas de George Lucas que estreou em 1977 marcou uma geração , eu me lembro de ter ido no cinema com meus pais e ter ficado impressionado ! E você, ganhou a máscara do Darth Vader que vinha no Nescau ?

Por falar em cinema, nos anos 70 e 80 ainda não existiam os Cinemarks e UCI´s, nós frequentávamos mesmo eram os cinemas de bairro (com suas sessões duplas) e os grandes cinemas, que aqui em São Paulo ficavam no Centro e na Paulista, tais como o Astor, o Gazeta, Gazetinha e Gazetão, o Comodoro com seus filmes em Cinerama com aquela tela enorme e curva e muitos outros...

Os cinemas tinham sempre um lanterninha que era aquele carinha que ajudava o pessoal a sentar depois que a luz já tinha apagado, mas se você chegava cedo ficava na sala de espera que tinha alguns sofás e é claro a bomboniere onde você comprava um drops Dulcora, aquelas bolinhas com licor da Pan ou um saquinho de pipoca que era realmente pequenino na época !

Drops DulcoraDe repente lá estávamos nós no escurinho, a cortina abria devagar e na grande tela começava a passar... o Documentário Canal100 ! Na época era obrigatório ! Eu me lembro também que as cadeiras eram bem juntinhas umas das outras e dependendo do cinema eram praticamente na mesma altura o que fazia você ficar torcendo pra ninguém sentar na sua frente senão você tinha que ver o filme entre as cabeças das pessoas...

Antigamente nas bancas de jornal nós encontrávamos uma tábua cheia de furinhos e após pagar uma pequena quantia você tinha o direito de escolher um dos furinhos fechados e espetar com um preguinho. Caía uma bolinha colorida que conforme a cor ganhava-se uma bala, uma revista ou outros presentes mais valiosos ! Era uma tremenda expectativa para quem tinha menos de dez anos e tinha penado pra conseguir umas moedas pra pagar o furinho !

Radiola da Philips de 1975Lembra dos aparelhos de televisão com portas que pareciam um armário ! Ou então que tal aquelas vitrolas antigas, antes de chegar o som stéreo ? Talvez tinha uma na casa da sua avó ! Tinha um alto falante para os graves e outro para os agudos !

Ainda falando das TV´s da época, lembre-se que não bastava girar o seletor de canal (TREK, TREK, TREK...) vez por outra a gente tinha que fazer a sintonia fina girando aquele botão que ficava em volta do seletor !

E os primeiros videocassetes VHS ? Tinha o primeiro nacional um Philco com acabamento em plástico imitando madeira e os famosos Panasonic G-9, que todo mundo comprava no contrabando e mandava transcodificar...

Lembra da vitrolinha do Mickey, em plástico vermelho, em que as duas caixas de som se encaixavam em cima do prato pra poder levar pro piquenique ou daquela radiola da Philips(1975) onde talvez você tocava seus disquinhos coloridos de estórias...

Champion QuartzLembra daquele relógio que trocava de pulseira, o Champion Quartz ?

Os relógios com joguinho da Casio eram a alegria da garotada nos anos 80 ! Chamavam-se Game10 (naves espaciais), Game20 (navios) que era igual ao das naves espaciais só que na horizontal e o Game40 (o das pirâmides) o mais divertido de todos !

Todos recebiam um zero a mais no nome (Game 100, 200 ou 400) se fossem com pulseira de metal... Tinha também aquele relógio da Casio com 7 melodias e depois veio o com 50 músicas, tinha aquele com calculadora que também tinha um joguinho (Você tinha que eliminar os números) E o sonho de muita gente, o G-Shock!

Lembra do rádio "Orelhinha" que foi lançado em uma copa. O lance é que o
rádio ficava preso em uma orelha e usava pilha de relógio.





E que tal ir à UD (Feira de Utilidades Domésticas) para comprar umas bugigangas que depois ficavam esquecidas na gaveta da cozinha ? Tipo aquele aparelhinho de plástico que a gente rosqueava na laranja e apertava a fruta para beber o suco !!!

Relógio CalculadoraLembra do Piolim aquele produto contra piolho que tinha uma propaganda com umas crianças cantando:
Piolim é natural, é feito de ervas.. não faz mal a saúde !...
Aí aparecia uma japonesinha que dizia: Tem cheirinho bom !

Ou que tal aquela latinha de Neocid que também passavam na cabeça das crianças para acabar com os piolhos ? Depois passavam um pente bem fino no cabelo para os piolhos caírem numa fralda branca...

Recebi vários e-mails do pessoal lembrando de Lendas Urbanas, aquelas histórias que inventavam no colégio e todo mundo ficava morrendo de medo:

Tinha a da Loira do Banheiro que parece que era uma ex-aluna que tinha morrido e sua alma não quis descansar em paz, então passou a assombrar os banheiros das escolas. Ela aparecia vestida de branco, pálida e com algodão no nariz para pegar os alunos que estavam ali sozinhos ! Diziam que para ela aparecer era necessário dizer três palavrões, dar três descargas no banheiro e chamá-la três vezes... Brrrrr !

Neocid Tinha aquela que falava que dentro do boneco do Fofão tinha uma faca, uma vela ou outras coisas horríveis...

E a clássica do Homem do Saco que levava as crianças malcriadas...

Para cuidar de machucados ainda tinha a lâmpada de filamento de carvão,
a precursora daqueles INFRAPIL para machucados ! Passava-se uma pasta quente chamada Antiflogistine e colocava-se o joelho sob a luz de carvão !

Você tinha uma Lousa Mágica ? Era um quadrinho rosa com uma película de plástico, você fazia pressão com o dedo ou com uma canetinha especial e ia desenhando na lousa. Depois era só descolar o plástico que apagava todo o desenho !

Quem não ouviu o inesquecível programa "Djalma Jorge Show" na rádio Jovem Pan ?

Se bem me lembro passava aos sábados à noite, o programa era apresentado pelo Djalma e seu ajudante Ciliano Ciliano que dava as notícias !

Era um programa superanimado recheado de músicas dos anos 70 e 80 e quadros de humor onde o Djalma falava:
- I love you mina…
- Amigo-lhes Amiga-lhes, Amigogo-lhes-lhes, Amigaga-lhes-lhes...

Três em Um da Sony (1979) E o programa policial do Gil Gomes no rádio onde ele repetia a história diversas vezes com aquela voz característica para criar um clima tenso !

Quem não andou com aqueles patins de plástico com dois pares de rodas nas pistas fechadas de São Paulo, que tinham o som muito alto parecendo uma danceteria !

Nos anos 70 as pessoas assinavam o leite, o pão e o jornal, por isso existiam aquelas caixas de correio que tinham uma portinha para por o leite e o pão ! Nesta mesma época, além dos garrafeiros, também existia aquele cara que comprava jornal e usava um dispositivo muito doido para pesar a pilha de jornal ! Se bem me lembro era um dinamômetro !

Revista Cometa Halley (1986)Você estava de prontidão em 1986 para ver a passagem do Cometa Halley ? Uns diziam que o mundo ia acabar mas na verdade aquilo virou uma febre de consumo !

Nunca se vendeu tanta luneta e telescópio... Tinha aqueles balões pretos enormes para soltar, diziam ser "o amigo do Cometa Halley", apareceu o iogurte do cometa, a revista do cometa e até a bolacha do cometa (eram umas pequenininhas de chocolate cobertas com açúcar com formato de cometa, estrela, lua...) !

Para fazer uma ligação de São Paulo para o Rio você pedia pelo 101 às 8 da manhã e ás vezes só conseguia completar às 22:00.

Lembra daquele chaveiro que era uma espécie de mola e o pessoal usava em volta do pescoço ? Parece que chamava "Greg" por causa de uma novela onde tinha um personagem que usava o tal chaveiro !

Acabamos de passar pelas eleições e eu pergunto: você acha a propaganda eleitoral chata ? Isto é porque você não conheceu a Lei Falcão que entrou em vigor em Julho de 1976 ! Esta lei proibia os candidatos de aparecerem na TV e o horário eleitoral gratuito era só com as fotos dos candidatos e uma pessoa lendo seu currículo...

Garelli - 1975Você escovava o dente com a Pasta dental da Mônica (Hortelã e Tutti-Frutti);

Lembra das Mobylettes e da sua concorrente a Garelli ? Quem tinha uma na época era o maioral !

Lembra da Caneta Maluca que tinha uma parte transparente cheia d'água e dentro uns objetos flutuando ? Tinha uma com um submarino e você tinha que colocar 3 argolas na ponta do submarino...

 

Você de São Paulo deve lembrar:
- Da Feirança (Feira da Criança) no Anhembi (SP)
- Que onde está hoje o Shopping Paulista existia a loja de departamentos SEARS !
- De ir no Centro da cidade para comprar no Mappin quando era época das liquidações:

"Mappin, venha correndo Mappin, chegou a hora Mappin, é a liquidação..."

 

Propaganda - Mappin

Você do Rio de Janeiro deve lembrar:
- Do Festival Nacional da Criança no Pavilhão de São Cristóvão !
- Do adesivo "Guie Sem Ódio" (Preto com Letras em laranja);
- Do Bozo Carioca (Tim Rescala), aquele que falava "Que legaaaal" com a mão
na frente da boca, e que chorou na despedida, quando estava para ser substituído pelo outro Bozo !



Página Anterior Próxima Página

 
 
23
 

 


Doação

Todas as imagens, sons, títulos, marcas, personagens, etc. aqui apresentados
pertencem a seus respectivos criadores e detentores de direitos autorais.
MemoryChips 2003-2017



Facebook Twitter